Desde 1040 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionado um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.
Minha lista de blogs
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
29 de agosto: dia mundial de combate ao fumo
Desde 1040 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionado um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.
Dia 25 de agosto: Dia do soldado
Os tiros de guerra, quartéis, etc, se mobilizam em homenagens, comemorações, cerimônias em função do grande dia. Para eles é o dia mais epecial do ano, principalmente para quem gosta de servir ao exército.
É um dos exércitos mais exemplares do mundo, tendo soldados treinados constantemente e preparados para qualquer coisa.
Depois de algumas avaliações, o sargento escolhe quem vai dar o tiro de guerra. O treinamento dura ao todo menos de 1 ano e abre as portas para aquele que quer seguir na carreira militar.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Principais personagens do nosso folclore Brasileiro
O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Sua principal característica são as travessuras, entre elas, amarrar o rabo dos cavalos.Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa. Conta a lenda que esses seres danados nascem nos brotos de bambu.
O curupira
Curupira protetor da floresta e dos animais, é um menino muito esperto que tem os cabelos vermelhos e os pés voltados para trás, ele tem os pés dessa forma para enganar os caçadores e todos aqueles que querem destruir o seu lar. Um dos truques do Curupira é jogar um encanto nos caçadores para que esses se percam na floresta.
Boi Bumbá
Conta a lenda que grávida, Mãe Catirina desejava comer a língua do boi mais bonito da fazenda onde vivia, o que leva seu marido, o peão Pai Francisco, a matar o animal de estimação de seu patrão. O homem é descoberto e preso. Para salvar o boi, o amo manda chamar um médico e um padre, que acabam conseguindo ressuscitar o animal. Pai Francisco é perdoado e todos iniciam uma grande festa.
Boto Rosa
Ao cair da noite na Amazônia, o boto cor-de-rosa deixa os rios e transforma-se em um lindo e sedutor rapaz, que sai em busca de uma garota para namorar. Além de galante e sedutor, o boto dança como ninguém e enfeitiça as meninas indefesas. De madrugada, o namorador volta para o rio, onde se transforma de novo em boto.
Mula sem cabeça
A Mula sem Cabeça é uma das principais lendas do folclore brasileiro. A lenda diz que toda mulher que namorasse com um padre se tornaria uma mula sem cabeça. Esse monstro possuía a forma de uma mula marrom ou preta, sem a cabeça, soltando fogo na região de onde seria esse membro. Além disso, a mula sem abeça tinha cascos de aço ou prata e um relincho que poderia ser ouvido a muitos metros de distância.
Vitória Régia
A lenda da vitória régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la. Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua. Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada. Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória Régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.
Negrinho do Pastoreio
Esta lenda vem do sul do Brasil, de origem meio africana e meio cristã. Conta a lenda que havia um menino negro que trabalhava para um senhor muito rico e malvado que não gostava de negros e nem de peões. O menino era maltratado pelo patrão toda vez que fazia algo de errado, uma das vezes, foi por ter perdido um de seus cavalos. O patrão malvado acabou amarrando o menino em cima de um formigueiro, o mesmo ficou todo machucado. No outro dia o patrão foi vê-lo e para sua surpresa o menino estava com a pelo lisa, sem nenhuma marca. Ao seu lado estava Nossa Senhora, e vários cavalos. O patrão arrependido do que havia feito pediu perdão, mas, o Negrinho do Pastoreio, nada respondeu, beijou a mão da Santa, subiu em um dos cavalos e partiu levando os demais baios.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
15 de agosto: dia da Informática
Em 1847 foi criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole. Três décadas depois um norte-americano criou um processo de dados eletromecânico.
Meio século mais tarde, nos Estados Unidos, um engenheiro desenvolveu um computador usando válvulas de rádio.
O certo é que as inovações informáticas não param de acontecer e o computador enraizou-se de tal forma, que são poucas as coisas que subsistem sem o seu uso. Tornou-se parte essencial na vida das sociedades.O crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, incutiram novas necessidades no ser humano. A informática surge neste contexto, em que havia a necessidade do homem registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.Em 1622 um matemático inglês desenvolveu a primeira régua de cálculo. Este foi o ponto de partida para se chegar à informática, só que foi um processo demorado, que foi conquistado com pequenas descobertas.
Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.
Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto? Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.
Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos
estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.
A – Ame os estudos: com eles, estarás perto de seu sucesso na vida.
B – Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos.
C – Crie o bom hábito de leitura: isso enriquece sua personalidade.
D – Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças.
E – Evite críticas e promova a amizade e a união.
F - Faça seus talentos frutificarem: o Brasil precisa de você.
G – Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar.
H – Habitue-se a prestar atenção às aulas.
I – Insista no que vale a pena.
J – Julgue, analise, antes de falar ou concluir.
L – Lembre-se: é você que deve aprender a resolver os seus problemas.
M – Método nos seus trabalhos: a bagunça é inimiga da perfeição.
N – Não estude só para a escola, mas para a vida.
O – Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua;
P – Procure entender e assimilar mais do que decorar.
Q – Querer é poder. Quem se esforça consegue.
R – Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal.
S – Sabedoria é Dom de Deus, e Ele a concede a quem a procura.
T – Tenha paciência e perseverança: muitas coisas se resolvem com o tempo.
U – Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você.
V – Vale mais reconhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro.
XY – A vida é uma incógnita que se deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia.
Z – Zelo pela realização de seu ideal: isso é a sua felicidade. “Sem esforço de nossa parte, jamais atingiremos o alto da montanha. Não desanime no meio da estrada: siga à frente, porque os horizontes se tornarão amplos e maravilhosos à medida que for subindo. Mas não se iluda, pois só atingirá o cimo da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada.”
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
SEMANA LÚDICA
Preparada com muita dedicação, a Semana Lúdica trabalhada na Escola Caic superou expectativas, e foi um sucesso total.
Este trabalho permitiu aos alunos experimentarem uma maneira diferente de obter conhecimentos, de forma dinâmica e educativa.
Em cada turma foi realizada uma atividade de acordo com o conteúdo atualmente visto em sala,
de forma diferenciada, proporcionando aos alunos grande interesse.
A Semana Lúdica foi registrada,
e brevemente será divulgada neste blog.
A Història de Maria de Nondas
O Centro Municipal de Educação Básica Maria de Nondas foi fundado em 1993, com o nome de CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), construído e equipado pelo Governo Federal com o objetivo de dar atenção às crianças através de serviços integrados de proteção, saúde, educação, alimentação, esporte, lazer, cultura e desenvolvimento comunitário.
Nos primeiros anos no CAIC foram atendidas crianças de 4 meses até 6 anos na Creche e Educação Pré-Escolar em período integral e de 7 a 14 anos na Escola de 1º Grau em período semi-integral. As crianças participavam das atividades escolares e todas as outras que eram desenvolvidas. Com o crescimento da comunidade e demanda por vagas, surgiu a necessidade de reduzir o horário de atendimento às crianças, tornando-se uma escola regular de Ensino Fundamental, permanecendo apenas em período integral as crianças de 6 meses à 2 anos e 9 meses da Educação Infantil.
Em dezembro de 2004 tornou-se Centro Municipal de Educação Básica Maria de Nondas em homenagem à Dona Maria da Conceição Roriz. Natural de Minas Gerais, casou-se em Luziânia com Epaminondas Roriz, tornando-se primeira Dama, presidente da Legião Brasileira de Assistência, órgão que abrigavam crianças e gestantes. Era conhecida pela sua generosidade e considerada a rainha da caridade, faleceu aos 83 anos no ano de 1989. Atualmente o Centro Municipal de Educação Básica Maria de Nondas atende aproximadamente distribuídos em dois turnos matutino e vespertino com a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Oferece também o Programa Escola Aberta (atividades nos finais de semana, para todas as idades) fomentado pelo MEC que tem como objetivo promover, ampliar e fortalecer a integração entre escola e comunidade contribuindo para melhoria da qualidade da educação, a inclusão social, e a construção de uma cultura de paz.
A instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Luziânia e recebe suporte pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, órgão responsável pela organização e supervisão do processo ensino e aprendizagem.
Missão
Nossa escola tem como missão trabalhar em equipe para oferecer um ensino de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e críticos.
Ensino Existente
Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental
Endereço: Rua Cristalina, quadra 18, Área Especial s/n, Bairro Jofre Parada
Telefone: (61) 3622 1359